Bem-Vindos!

Este é um espaço de reflexões e troca de experiências. Sinta-se à vontade.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O que é uma equipe?

Há muitas pessoas que já nascem com o talento de dirigir; quando chegam os momentos propícios, lá vão elas: organizam, separam, ditam, estabelecem regras etc., podendo, assim, considerarmos que o "Espírito de Liderança" é algo inato ao indivíduo. Mas precisamos ter o cuidado de saber a diferença entre um indivíduo Líder e Chefe, pois é ele que vai definir se as pessoas que trabalham consigo formam um grupo com chefe ou uma equipe com líder. O chefe manda, e os subordinados obedecem sem questionamentos. O chefe estabelece sua vontade, atribui os resultados aos esforços dele mesmo, não compartilha, não solicita, não sugere. Os subordinados, por sua vez, devem sempre obedecer, nunca questionar, nunca sugerir, é culpado de tudo que deu errado, transformam-se em agentes sem orgulho do que fazem, não sentem alegria em execultar as tarefas, sentem-se sem espaço.
O líder não manda, pede e pede favor. Não estabelece sua vontade, estuda as várias possibilidades e sugestões oferecidas por todos. Compartilha o sucesso e os possíveis fracassos com todos. Os seus companheiros não são subordinados, são liderados e fazem seu trabalho com a maior satisfação do mundo.
Por fim, uma equipe é aquela em que todos trabalham com harmonia, com homogeneidade. E isso não é utopia. Claro que sempre vai haver situações em que todos discordem, mas é aí que está a habilidade do líder de lidar com esses impasses. Para resolver esses casos, o mais aconselhável é que todos sentem juntos e discutam sobre o porquê de tal proposta ser ou não ser aceita, estudar os próis e contras, ponderar, que um bom resultado, com certeza, chegará.
É importante também ser maturo o suficiente de aceitar um "não", mesmo que nosso ponto de vista seja o melhor, porque o caminho da democracia traz muito mais benefícios do que o caminho do egoísmo. Se o resultado for bom, pela democracia, todos serão beneficiados e nenhum privilegiado; se o resultado for negativo, pela democracia, todos serão prejudiacados e  não haverá apenas um culpado. O contrário acontece com o egoísta. Pode ter certeza!
Quando a gente trabalha na Igreja, na obra do Senhor, não devemos agir apenas pela emoção e dizermos que é impulso do Espírito. Se estamos em grupo e se temos ou somos líderes, devemos agir em comunhão com todos, para que todos sejam responsáveis pelo resultado e que todos busquem o bom êxito dele. Devemos lembrar que Deus não faz confusão e, quando quer agir, confirma com todos para não haver dúvidas.

Nenhum comentário: